Depois de se transformar em um dos grandes símbolos da luta contra o racismo no meio cervejeiro, a Cervejaria Implicantes lançou a cerveja que materializa essa resistência, a Cerveja 1.700.
Se você está chegando agora no meio cervejeiro, ou já estava bebericando por aí mas não olhou além do copo, 2020 foi o ano em que a bolha desse mercado escancarou o racismo estrutural que, assim como em todos os setores da nossa sociedade, também existe e é igualmente sujo e cruel.
Infelizmente, foram vários acontecimentos racistas e ainda há muito a ser feito para combatê-los. Algumas ações já começaram a ser tomadas, nasceu a Afrocerva, e nesse ano tão difícil a esperança surge vinda da Cervejaria Implicantes, que depois de muita luta e trabalho, reverteu de forma positiva os ataques que recebeu aqui e nos brinda com esse lançamento, do qual tenho a honra de ter participado da maneira mais gratificante possível.
Uma ideia na cabeça, uma cerveja na mão
Já havia falado sobre racismo e cerveja com o Diego Dias, um dos sócios-fundadores da Implicantes. Trazê-lo para a segunda temporada do Podcast Hora do Gole foi uma escolha natural pra que pudéssemos falar também de inspiração, criatividade e propósito, elementos que estão presentes tanto na trajetória da cervejaria quanto no DNA do podcast.
E foi nessa conversa, quando falávamos do resultado incrível que a Implicantes obteve com o crowdfunding que salvou a cervejaria de fechar, que eu soube o número de pessoas que haviam contribuído: 1.700! Então veio a ideia…
1700 implicantes
Com essa adesão impressionante, minha sugestão foi marcar esse feito em uma homenagem que retribuísse o apoio massivo dessas pessoas de vários gêneros, raças, credos e origens. Uma homenagem bebível, que trouxesse o nome de cada pessoa que acreditou nesse projeto e abraçou a causa e a cervejaria. Nascia a cerveja 1.700:
“Uma cerveja que representa a história de 1.700 implicantes que ajudaram a cervejaria a continuar implicando”
como bem disse Diego Dias.
Ouça o episódio com Diego Dias aqui:
Que satisfação ver que essa sugestão não só foi aceita, como virou cerveja e segue ganhando as ruas, os blogs, o Instagram e sendo vendida na loja online da Implicantes. Uma cerveja que já nasce com uma história de resistência e luta, e que, segundo a cervejaria, não para por aí.
Implicância, resistência e retribuição
A 1.700 é a mesma American Blonde Ale desenvolvida para a campanha de Crowdfunding da cervejaria. Além da homenagem às 1.700 pessoas que ajudaram a dar vida ao projeto, também tive a honra de ter meu nome citado nas latas cujas vendas terão parte revertida para projetos sociais.
“Inicialmente, a intenção era realizar doações para comunidades quilombolas. Entretanto, neste ano, ante o atual cenário brasileiro e o colapso do sistema de saúde de Manaus, a IMPLICANTES não poderia permanecer passiva. Resolvemos antecipar o lançamento na nossa loja virtual da cerveja 1.700, a fim de arrecadar valores que serão destinados ao @projetosocial.somar. Aliamos o Projeto Fortalecer (ação social de cunho permanente da IMPLI) ao #sosmanaus.”
comenta a cervejaria.
A cerveja 1.700 é mais que um mero lançamento. Trata-se de um projeto que materializa o propósito da cervejaria e que abre o precedente para apoio a outras causas. Segundo Diego Dias, a cerveja terá edição anual, com parte da verba sempre ajudando em demandas sociais sensíveis no momento do lançamento.
Como comprar a cerveja 1700
A 1.700 é uma American Blonde Ale, com 4,3% ABV, 17 IBU e vem em latas de 473ml. Pra adquirir, verifique a disponibilidade na nova loja online da Implicantes.
Serviço
Cervejaria Implicantes
Instagram: instagram.com/cervejariaimplicantes
Site: www.implicantesloja.lojaintegrada.com.br