Festivais de Cerveja são cada vez mais comuns, e saber aproveitar esses eventos é a chave para uma experiência bacana, ou não. Veja como fazer isso!
Com tantas opções de cerveja disponíveis, é comum que o público menos experiente fique meio perdido. E até entre os mais experientes, a possibilidade de “beber à vontade”, dependendo do formato do evento, é uma tentação que se não for bem administrada pode realmente estragar a festa.
O importante é lembrar que esses eventos servem para curtir, mas principalmente, para conhecer. E mesmo se tratando de bebida alcoólica, se você se organizar direitinho e entender o objetivo, com certeza vai aproveitar muito.
Pensando nisso, fiz uma lista com 9 dicas pra ajudar veteranos e novatos a curtirem os festivais de cerveja sem queimar a largada.
Mas antes, o que é um Festival de Cervejas?
Basicamente, festival de cerveja ou encontro de cervejeiros, é a reunião de cervejarias e cervejeiros em um espaço, para apresentar seus rótulos ao grande público, normalmente, com um custo mais acessível. Além da cerveja, esses eventos também promovem concursos cervejeiros, venda de insumos e equipamentos, e normalmente tem shows e muita comida boa.
Agora, vamos ao que você precisa saber:
1 – Como funcionam esses encontros
Há vários formatos, como aqueles em que você paga um valor pra entrar e também paga pelas cervejas que consumir, como o Mondial de La Bière. Ou os festivais que são abertos ao público e você só paga pela cerveja, normalmente, com um valor um pouco menor que o de mercado.
Os festivais temáticos também fazem sucesso, como o IPA Day, conhecido como “a festa mais amarga do Brasil”, pois promove apenas variações do estilo mais querido dos lupulomaníacos, o India Pale Ale.
Outro festival que faz muito sucesso é aquele em que você paga um valor único (e maior), mas experimenta todos os rótulos disponíveis no evento, como o Cerveja Artesanal São Paulo e o Slow Brew Brasil. Ambos, ideais pra quem quer experimentar ao máximo, pois a quantidade de rótulos nacionais, internacionais e lançamentos sempre vale o custo.
2 – Alimente-se bem antes de ir
Saco vazio não para em pé, ainda mais se tiver álcool envolvido. Por isso, se alimentar bem entre 1h e 2h antes do festival é fundamental. Assim você já chega lá com a digestão em andamento e pode começar a degustar. Agora, se não der tempo de se alimentar antes de ir, a regra é clara: alimente-se assim que chegar!
Claro que é difícil resistir diante de tanta opção, mas acredite, beber de estômago vazio e queimar a largada é um dos maiores erros que você pode cometer em um festival. E claro, guarde um tempo para se alimentar novamente durante o festival, isso faz toda a diferença. Não vacile!
3 – Beba água antes, durante e depois
É muito fácil perder a mão na hidratação quando você está “matando a sede” de cerveja. Mas não se engane, o dia seguinte pode ser muito melhor com hidratação adequada. Então, beba muita água, pois, além de saudável, a água também da uma “preenchida” e ajuda a limitar seu consumo alcoólico pra que você não exagere.
4 – Faça uma lista de cervejas
O festival é uma oportunidade única de encontrar cervejas novas, lançamentos e exclusividades. Há casos em que barris com raridades são abertos nesses eventos, e você não vai querer perder, certo? Pois bem, a dica é procurar sempre o site do evento e fazer uma lista das principais cervejas que você quer conhecer.
Como as melhores cervejas são também as mais concorridas, você foca nelas e depois tem tempo de se aventurar na variedade. Pode parecer exagero, mas vai por mim: isso faz toda a diferença!
5 – Beba menos, experimente mais
Com tantas cervejas disponíveis num só lugar, é normal querer beber todas. Mas como eu sempre digo, quem bebe todas não curte nenhuma.
Sendo assim, minha dica é começar experimentando doses pequenas, um a dois dedos de medida no seu copo. Parece pouco, mas acredite, isso vai permitir que você realmente possa degustar e conhecer mais cervejas. No fim, escolha as suas preferidas e aí peça uma dose maior pra curtir com calma antes de ir embora.
6 – Use roupas confortáveis
Festivais são lugares cheios de gente com copos de cerveja na mão, onde você passa muito tempo andando ou parado em pé. Sendo assim, a regra de ouro é abusar do conforto, com roupas leves e calçados confortáveis. Além de levar só o necessário, como bolsas pequenas. Assim você fica confortável, com as mãos livres e não se preocupa se cerveja cair na roupa ou no seu tênis (o que provavelmente vai acontecer).
7 – Tenha paciência com as filas
É comum ter filas nas cervejarias mais desejadas. Mas você está num festival, não há porque sofrer. Salvo casos em que a organização é ruim, normalmente a fila anda e não vale a pena se estressar. O negócio é aproveitar pra conhecer as pessoas, curtir sua cerveja e seus amigos.
8 – Se beber NUNCA dirija, vá de taxi
A Heineken fez uma pesquisa que mostrou que 68%* dos motoristas entrevistados bebem álcool antes de dirigir. Não entre nessa estatística! Um festival de cerveja é um lugar onde você vai consumir bebida alcoólica. Isso já encerra o assunto e deixa claro que ir dirigindo é a maior burrice que você pode fazer. Mas além disso, há muitos aplicativos disponíveis pra pedir taxi, e é comum que grandes festivais disponibilizem códigos de desconto. Então, não tem motivo colocar sua vida e dos outros em risco. Se beber NUNCA dirija! Vá de taxi e divirta-se.
9 – Respeito é bom e todo mundo gosta
[Modula id=”7″]
Cada vez mais, as mulheres estão se destacando na cena fazendo cerveja, comandando cervejarias ou frequentando eventos. Isso é ótimo, mas ainda há muito a fazer pra que elas possam realmente curtir e ampliar essas conquistas. E tudo começa pelo respeito!
É preciso saber se comportar e não abusar do álcool, reprimir e denunciar comportamento sexista, abusivo e volento. E claro: lembrar sempre que respeitar TODAS as mulheres é respeitar sua amiga, irmã, tia, namorada ou esposa, que também pode estar no festival.
Tudo pronto?
Essas são só algumas dicas, mapeadas ao longo de alguns festivais que tive o prazer de conhecer. Espero que elas ajudem você que é cervejeiro de primeira viagem e até quem já frequenta festivais. Se tiver alguma outra dica que ache legal, coloque nos comentários e vamos aumentar a lista.
Saúde e ótimos festivais!